Nossa proposta

Os primeiros voos

Com foco na formação integral do ser humano, propiciamos um ambiente harmonioso e tranquilo, bastante parecido com um lar. Sempre com a atuação consciente da professora, as salas são preparadas para a criança vivenciar as atividades essenciais do dia a dia de uma casa: preparar os alimentos, organizar os pertences, lavar a louça, costurar, cuidar da horta e dos animais. Dispondo de um espaço apto para a imitação, procuramos transcender a mera transmissão de conhecimento, estabelecendo uma relação harmônica entre o aprendizado e o desenvolvimento.

Brincar

O brincar é a atividade essencial da criança pequena e, desta forma, é de extrema importância em nosso ritmo diário. Quando surge livremente, sem propostas, ele é visto como um impulso interior da criança, principalmente no primeiro setênio, para entender o atuar dos seres humanos.

No Jardim dos Passarinhos, as crianças têm à sua disposição o tempo, a atuação consciente das professoras, o amplo espaço e os mais variados materiais para brincar: blocos de madeira, sementes, tecidos de algodão, caixas, bonecos, animais de pano, instrumentos musicais, entre outros. Os objetos são, muitas vezes, desprovidos de um acabamento definitivo para que possam despertar a fantasia e aprimorar todos os sentidos.

Contamos com um grande quintal, repleto de natureza, proporcionando o contato com inúmeras possibilidades de movimento. Educadores com formação específica em Pedagogia Waldorf levam este brincar a sério e são capazes de observar nele as necessidades e habilidades que cada criança pode aprimorar.

Despertar para o mundo

Na infância, os órgãos sensoriais estão em pleno desenvolvimento. Desta forma, é preciso uma atenção especial aos estímulos adequados. No Jardim dos Passarinhos, o espaço e as atividades são cuidadosamente concebidos de forma a proporcionar experiências verdadeiras, saudáveis e plenas de sentido para as crianças.

Atividades como pintura, modelagem e trabalhos manuais (sempre colocadas com uma intencionalidade) exercitam o atuar no mundo, além de cultivar os quatro sentidos básicos: tato, vital, movimento próprio e equilíbrio. 

A criança é incentivada a desenhar de forma livre, expressando assim suas etapas de desenvolvimento. O desenho é feito com gizes de cera de abelha e de bloquinho, para a vivência da preensão e força necessárias.

Assim, o mundo vai se revelando aos poucos, carregado de significado e com respeito à prontidão de cada criança.

IMAGINAÇÃO

Na infância, a compreensão dos fenômenos do mundo não se dá através da racionalidade. A criança pequena experiencia o seu entorno a partir das vivências que lhe são ofertadas.

Para a Pedagogia Waldorf, quanto mais primordiais forem essas experiências, mais ferramentas de criação são ofertadas à criança. Desta forma, o mundo é apresentado por uma linguagem corporal atenta com gestos, musicalidade adequada à faixa etária, observação dos fenômenos da natureza e contação de estórias.

Dentro do Jardim, os adultos estão despertos de sua fala e comportamento, podendo desenvolver conscientemente gestos completos e belos diante das crianças. Em respeito ao desenvolvimento do órgão fonador na primeira infância, a fala das professoras é cantada e a apresentação de fenômenos se dá por meio de músicas, na maioria das vezes em escala pentatônica.

Existem dois momentos específicos no Jardim onde a condução é dirigida apenas pelo professor: na roda rítmica e na hora da estória. Na roda, o professor apresenta o mundo externo (tais como estações do ano e festas típicas) a partir de movimentos, músicas e versos adequados à fase de desenvolvimento. Na estória, o professor apresenta o mundo anímico de acordo com as necessidades da criança, com repetição diária por um período de aproximadamente um mês, sem a exposição de figuras ou imagens pré-definidas.

Desta forma, o processo de imaginação disponibiliza à próxima fase de desenvolvimento o germe da fantasia necessário à alfabetização.

ALIMENTAÇÃO

Assim como zelamos pelo conteúdo anímico no desenvolvimento sadio dos sentimentos e emoções das crianças, também cuidamos da nutrição e apresentação dos alimentos com o desejo de que consigam digerir o mundo, transformando-o para si.

A alimentação vai muito além da ingestão de substâncias e cuidamos do entorno para que o alimento possa nutrir verdadeiramente o ser da criança. Não é uma simples escolha dos ingredientes, é a forma como cada um de nossos alunos consegue assimilar a substância contida ali.

Conforme Rudolf Steiner: “não comemos para ter em nós determinadas substâncias corpóreas, mas sim para termos as forças que podemos humanizar e vencer a morte. Um alimento não é constituído apenas de elementos químicos materiais, mas de algo vivo, dinâmico e que interage com todo o universo que participa de sua criação.”

Sabemos da importância desse momento na vida da criança e que a introdução de alimentos vivos beneficiará esse físico que ainda está em formação.

Os lanches oferecidos pelo Jardim dos Passarinhos sempre têm a colaboração desses pequeninos, que se envolvem para fazer os sucos, arrumar as frutas e fazer pães e bolos. O almoço para os menores de 4 anos acontece por volta das 11h e para os mais velhos às 12h. Elaborado por nossa nutricionista, o cardápio, sempre saudável, pode ser onívoro, vegetariano ou vegano. Importante destacar que, visualmente, as três dietas se apresentam de forma bastante semelhante, evitando comparações entre as escolhas de cada família. Em todos os casos, a alimentação é integral e orgânica na medida do possível. 

“As pessoas descobriram que muitas moléstias da época moderna devem ser atribuídas ao estilo de vida atual e, se o homem quer tornar-se senhor do seu organismo, deve escolher conscientemente a sua alimentação”. – R. Steiner